Sauber confirma Gabriel Bortoleto como piloto titular em 2025 e Brasil retorna ao grid da Fórmula 1

Sauber confirma Gabriel Bortoleto como piloto titular em 2025 e

Anunciado como piloto da Fórmula 1 para a temporada de 2025, Gabriel Bortoleto marca o retorno do Brasil ao grid da principal categoria do automobilismo, após uma ausência de mais de 7 anos sem um assento fixo e 4 anos sem representantes em corridas. O jovem de 20 anos foi oficializado pela equipe Sauber em um contrato plurianual, o que inclui não só a temporada de 2025, mas também a de 2026, ano em que novos regulamentos entrarão em vigor na F1. A confirmação ocorreu na quarta-feira (06), quando Gabriel foi apresentado como piloto da Sauber, com um contrato de vários anos.

Antes do anúncio de Gabriel, a Sauber havia confirmado que não renovaria com a dupla Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, o que gerou grande expectativa entre os fãs brasileiros nas redes sociais. O retorno de um piloto brasileiro à F1 é considerado um marco, especialmente porque a última vez que um brasileiro participou de uma temporada completa foi em 2017, com Felipe Massa, que se aposentou após a temporada pela Williams. Depois disso, o Brasil ficou sendo representado somente por Pietro Fittipaldi, que realizou as duas últimas provas da temporada 2020 pela Haas, substituindo na época o piloto Romain Grosjean, porém Pietro também se aposentou após um acidente no Bahrein.

Gabriel, natural de São Paulo, iniciou sua trajetória no automobilismo aos 6 anos, competindo no kart. Em 2017, decidiu se mudar para a Itália, a fim de desenvolver suas habilidades e competir em um nível mais alto. Em 2023, o piloto fez história ao conquistar o título da Fórmula 3 Europeia, tornando-se o primeiro brasileiro a vencer a competição. Atualmente, ele lidera a classificação da Fórmula 2 e está em busca de uma vaga na Fórmula 1 para o ano que vem, onde competirá ao lado do experiente Nico Hülkenberg.

“Este é um dos projetos mais emocionantes do automobilismo, se não de todos os esportes. Juntar-me a uma equipe com a rica história da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Além de ser membro, pretendo crescer com este ambicioso projeto e alcançar o auge do automobilismo. Estou extremamente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela chance de trabalhar com um piloto experiente como o Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de incentivo a jovens talentos, e estou confiante de que juntos escreveremos nossa própria história de sucesso”, declarou Gabriel sobre sua nova jornada.

Gabriel ainda terá duas etapas importantes na Fórmula 2 antes de sua estreia na F1. As próximas corridas serão no Catar e em Abu Dhabi, respectivamente nos dias 29 de novembro a 1º de dezembro e de 6 a 8 de dezembro, quando se definirá o campeão da temporada de 2024.

0%

Escaneie o QRCode e tire dúvidas pelo WhatsApp

Para acessar nosso canal no Whatsapp e tirar dúvidas, escaneie o QR Code com a câmera do seu smartphone ou adicione o numero (12) 99716-8019 em seus contatos.